Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2009

Carta de apresentação da FEAB para os ingresantes 2009/2

FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil)

No Brasil há inúmeros cursos de agronomia, cada um com suas características específicas, qualidades, problemas, grade curricular, professores, técnicos, funcionários e estudantes. Mas os estudantes se organizam? Como isso funciona? A organização é nacional? Em um pequeno texto como esse não dá para responder detalhadamente essas perguntas. Mas há sim uma organização nacional dos estudantes de agronomia, a FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil).
A FEAB é uma organização estudantil política que pauta diversos assuntos a fim de estudar a sociedade. Ela surge através de uma demanda dos estudantes que viam a necessidade de debater o curso, assim se organizar e lutar por melhorias nas nossas universidades e nas nossas grades. Isso há mais de 50 anos, e ao longo do tempo foi se consolidando e hoje a federação funciona através de coordenações (nacional e oito regionais), núcleos de trabalho permanente (as NTP’s), comissão organizadora do congresso nacional (CO), entre outras comissões de diversos espaços que a FEAB promove. Hoje a FEAB possui oito bandeiras de luta, que são temas que a federação acredita que nós temos que estudar, debater, formar e construir, para transformar a sociedade em algo mais justo e igualitário, e que há uma carência desses temas nas nossas universidades. As bandeiras são: Formação Profissional; Ciência e Tecnologia; Universidade; Juventude, Cultura, Valores, Raça e Etnia; Agroecologia; Movimentos Sociais; Relações Internacionais; Gênero e Sexualidade.
Fica então o convite para conhecer e construir uma organização que é nossa. Participando dos nossos espaços: Congresso Nacional (que ocorre anualmente, e em julho 2010 será em Santa Maria-RS) Encontro Regional de Agroecologia (ERA, que terá em Botucatu-SP em 2010),Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia(EREA), Encontro Estágios Interdisciplinar de Vivência em assentamentos rurais (EIV, promovidos anualmente e regionalmente, geralmente entre janeiro e fevereiro, são promovidos junto aos movimentos sociais do campo), Cursos, Seminários e as reuniões na nossa escola. Pois o mundo está sofrendo com o esgotamento dos recursos naturais e com uma imensa desigualdade social. Acreditamos que nós estudantes junto à outros movimentos organizados nacional e internacionalmente, possamos unidos reverter esse quadro, atuando com a nossa dedicação e conhecimento.
Tomás Augusto Alvarenga (Verme) – 7º semestre
FEAB – Ilha Solteira
“Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo,
com ele sofrendo a mesma luta,ou se dissociam do seu povo,
e nesse caso,serão aliados daqueles que exploram o povo.”
(Florestan Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário