Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Técnicas Permaculturais


Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria - prima do ambiente. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.
O tratamento e reaproveitamento de resíduos, coleta de águas pluviais, uso de fontes de energias renováveis e não-poluentes, aproveitamento máximo da iluminação natural em detrimento da artificial, são exemplos de preocupações na concepção desses projetos. A residência nas bioconstruções também segue a filosofia de responsabilidade ambiental dos seus ocupantes.

construção em superadobe



Vale ressaltar, que sempre deve-se ficar atento aos recursos que se tem no local, em seu terreno, em seu lote, sítio, etc. A busca dos materiais (terra de barranco, materiais de caçambas, entulho..), em tudo deve-se ter a visão permacultural, fazendo do seu próprio meio, ter os recursos necessários para se fazer a obra (casa, bancos, paredes, muros).
Lembre-se : um problema sempre vira uma solução.
Canteiros com bambu e composto orgânico do local


Nenhum comentário:

Postar um comentário